domingo, 27 de fevereiro de 2011

Está na hora de eleger os representantes de escola



Todos os anos, a APP-Sindicato lança a campanha de eleição dos representantes de escola, que tem como objetivo escolher os educadores (professores ou funcionários) - em cada instituição da rede - que assumirão o papel de "elo" entre escola e entidade. A campanha de 2011 já está pronta. Agora, cabe aos trabalhadores em educação a tarefa de apontar aqueles que deverão acompanhar de perto as demandas dos seus locais de atuação e ajudar a transformá-las em ações da APP.

"O representantes eleito é o elo mais forte e fundamental do sindicato. Sua função é a de ligar a categoria e a comunidade escolar ao sindicato, trazendo junto deste as preocupações e os anseios da escola, definindo, assim, os rumos da ação sindical, fortalecendo a construção da escola pública, gratuita, laica e de qualidade", explica o secretário de Organização da APP, professor José Ricardo Corrêa.

Agentes I: sai convocação para a realização de exames médicos



A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap) publicou hoje (24), o edital nº 29/2011, que traz a convocação de cerca de 3 mil agentes de apoio da Educação Básica para realização dos exames médicos. A convocação foi um dos assuntos tratados pela direção da APP-Sindicato na última reunião com o governo, realizada no dia 18. A entidade cobrou o chamamento de aprovados em vista da grande necessidade das escolas.

Funcionários de escola

dia 24 de março houve uma renião da metronorte com os representantes de escola. Varios funcionários estavam presentes.

APP relata ao Ministério Público os problemas com o PSS 2011



Na última terça-feira (22), a presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, acompanhada da secretária de Assuntos Jurídicos da entidade, professora Áurea de Brito Santana, e da advogada Gisele Soares, estiveram no Ministério Público do Paraná. O objetivo foi participar de uma reunião com promotora Hirminia Dorigan de Matos Diniz, da Promotoria de Defesa da Educação. Na reunião, a direção da APP relatou os episódios ocorridos no Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2011.

Continue Lendo...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PL que define número de alunos por turma


Item da pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação, a luta pela diminuição do número de alunos por turma volta a avançar no Paraná. No último dia 23, a bancada do Partido dos Trabalhadores apoiou a reapresentação do projeto sobre o tema - de autoria da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) - na Assembleia Legislativa.


A proposta foi encaminhada originalmente em 2005 e aprovada por unanimidade pelos deputados da época. Em 2006, foi vetada pelo então governador Roberto Requião. No último dia 14, o texto voltou a ser apreciado na Assembleia e o veto foi mantido pela maioria dos parlamentares, muito que, por sinal, votaram pela sua aprovação anteriormente

Continue Lendo...

Faltam leite e merendeiras nas escolas do Paraná

A presidenta da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, denuncia que 20% escolas da rede pública estadual estão sem merendeiras.

A dirigente sindical disse que a situação é muito grave na área de prestação de serviços nas escolas, pois faltam 440 merendeiras.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) nega a falta de merendeiras, mas, além dessas profissionais, falta ainda nas escolas o leite das crianças.

Outra reclamação dos diretores dos estabelecimentos de ensino é a falta do documentador escolar, que fazia o elo entre as escolas dos municípios e os núcleos regionais de Educação (NREs).

via blog do Esmael

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Em Colombo tem colégio com turma de 67 alunos




Em sua primeira visita APP-Metronorte verificou a existência de turma funcionando com inacreditáveis 67 alunos. A turma superlotada é um terceiro ano pertencente ao colégio estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto que está localizado no município de Colombo.

Veja como seria se os políticos tivessem que matricular seus filhos em escolas públicas.

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007, DETERMINA A OBRIGATORIEDADE DE OS AGENTES PÚBLICOS ELEITOS MATRICULAREM SEUS FILHOS E DEMAIS DEPENDENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS ATÉ 2014.

Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas. Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

SE VOCÊ CO NCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.
Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país. O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.

Ainda que você ache que não pode fazer nada a respeito, pelo menos passe adiante para que chegue até alguém que pode fazer algo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Visita no colegio Heráclito abre período de visitação

Dia 21 de fevereiro iniciou o período de visitas aos colégios do núcleo metropolitano norte. O ponta pé inicial foi dado no colégio estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto pertencente ao município de Colombo, a meta da APP-Metronorte é visitar todas as escolas pertencentes a este núcleo inclusive as mais distantes como Adrianópolis e Cerro Azul.

Nesta primeira visita vários assuntos foram tratados, entre eles o cargo de 40 horas, a situação dos professores PSS, o concurso, o SAS, a reposição da inflação 6% e a equiparação salarial.

O colégio enfrenta um grave problema, segundo professores as turmas do ensino médio estariam superlotadas, uma delas inclusive estaria funcionando com 67 alunos.

Não há dinheiro para reajuste dos professores, diz Hauly


via blog da joice hasselmann

O secretário de Fazenda, Luiz Carlos Hauly, disse agora de manhã, durante o OLHO NO OLHO, que hoje não existe qualquer possibilidade de reajustar os salários dos professores.

A equiparação salarial dos educadores, que ocorreria com um reajuste de 27%, é uma das promessas de campanha do governador Beto Richa (PSDB).

Segundo o secretário a situação é tão complicada que mal dá para pagar as contas fixas da máquina pública.

“Hoje não é possível aumentar um salário sequer, contratar um servidor a mais. Estamos engessados. Há uma massa falida no Paraná. Estamos no cheque especial e pagando juros altos”, disse o Hauly.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Diretores da APP analisam conjuntura e definem ações para 2011

Reunidos nesta sexta-feira (18) e sábado (19), no Hotel Caravelle, em Curitiba, diretores dos 29 núcleos regionais da APP-Sindicato, bem como a diretoria estadual, participam do Planejamento Estadual 2011. A atividade é coordenada pelas Secretarias de Organização e Geral. "Aqui, vamos debater coletivamente a conjuntura e construir estratégias e ações para enfrentar o novo período", explicou o secretário de Organização da APP, professor José Ricardo Correa Donatti.

A presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, iniciou os trabalho dando as boas vindas e ressaltando a importância da atividade. "Nós devemos ter uma capacidade organizativa para além da resistência", destacou, também informando aos presentes sobre a primeira reunião oficial com o secretário de Educação Flávio Arns, que acontece na tarde de hoje. Segundo Marlei, além dos 31 pontos da pauta encaminhada ao governo, outros temas também serão debatidos. "Será uma reunião longa", previu.

Continue lendo ...

APP relembra Seed sobre compromisso com equiparação


Foi aberta, oficialmente, a rodada de negociações entre APP-Sindicato e Secretaria de Estado da Educação (Seed). Na tarde desta sexta-feira (18), parte da direção do sindicato foi recebida pelo secretário de Educação e vice-governador do Estado Flávio Arns, que estava acompanhado por sua equipe técnica. A reunião ocorreu no gabinete do secretário.

A equiparação de 25,97%, tópico central da campanha salarial 2011, foi um dos assuntos levantados na conversa. A direção sindical voltou a lembrar que os educadores, dentre todos os servidores do Estado cujo ingresso exige formação em curso superior, são os que têm os menores salários. "Esta é uma luta antiga da categoria, organizada pelo sindicato", destacou a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

Continue Lendo...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nepotismo no Paraná


Ricardo Costa de Oliveira é au­­tor de um dos mais comentados livros sobre política no Paraná. O livro O Silêncio dos Vencedores, de 2001, mostra que a cena política local é e sempre foi dominada por algumas poucas famílias que se perpetuam no poder. Agora, o professor, que ensina ciência política na Universidade Federal do Paraná, prepara um novo volume, que deve causar igual polêmica.

A obra A Teia do Nepotismo deve ser lançada no primeiro semestre de 2011. E faz uma longa relação da contratação de parentes por parte dos políticos paranaenses. Segundo o professor, o Paraná é um estado onde a prática mais prospera. Casos recentes confirmam a tese: Roberto Requião (PMDB), no governo, nomeou três irmãos para cargos públicos, além da própria esposa; Beto Richa mesmo antes de sua posse já havia nomeado o irmão e a esposa para o futuro governo; e o prefeito Luciano Ducci, além de acomodar a primeira-dama, nomeou dois parentes do aliado Beto Richa.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Beto Richa promete equiparação aos professores

Deputados votam contra os professores

O projeto da Luciana Rafagnin defendia o estabelecimento de até 20 alunos por sala nas turmas do Ensino Infantil e 1ª série do Ensino Fundamen­tal, até 25 alunos nas turmas de 2ªs a 4ªs séries e até 30 nas turmas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. No Ensino Médio as salas deveriam comportar até 35 alunos.

Continue Lendo...