sábado, 30 de abril de 2011

Funcionário da Metronorte sai de férias...

Luciano funcionário da APP Metronorte estará de férias a apartir da primeira semana de maio, no entanto os educadores do núcleo sindical poderão contar com o trabalho da nossa funcionária Sonia.

Hora-atividade é constitucional

Na tarde desta quarta-feira (27), o plenário do Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento da ADI 4.167, no tocante ao parágrafo 4º do art. 2º da Lei 11.738, que versa sobre a destinação de, no mínimo, 1/3 (um terço) da jornada de trabalho do/a professor/a para a hora aula-atividade, rejeitando, assim, a tese da inconstitucionalidade proposta pelos cinco governadores considerados "Inimigos da Educação, Traidores da Escola Pública".

Metronorte participa de reunião com pais do Daniel Rocha


Sexta-feira, 29 de abril: a Metronorte participou no período da noite de reunião com a comunidade escolar do Colégio Estadual Prof. Daniel Rocha. Na ocasião foi realizado um debate sobre temas relacionados a educação, entre os quais merece destaque: a importância da redução de alunos por sala na busca de qualidade do ensino, concursos públicos, porte de escola, educação especial e profissional...
APP-Metronorte parabeniza a iniciativa do Colégio Prof. Daniel Rocha em construir uma escola democrática e participativa, em que a comunidade escolar é convidada a debater o ensino público.

Metronorte participa de Fórum da Escola Pública

da esquerda para a direita: Sônia Funcionária da Metronorte, Vilma presidenta, Luciano funcionário da Metronorte, Veiga diretor de Imprensa, Jair diretor de Politicas Sociais, Deividi representante de escola, Juvenal diretor de Aposentados, Flavio diretor de Organização; 
da esquerda para a direita: Vilma Presidenta da Metronorte, Veiga diretor de Imprensa, Juvenal diretor de Aposentados, Sônia funcionária da Metronorte, Elizabeth da secretaria Geral

terça-feira, 26 de abril de 2011

Metronorte convida para cursos de Formação

Lauro Ferrarini responsável pela Secretaria de Formação Política Sindical da Metronorte convida os sindicalizados para curso de Formação APP-Sindicato/UFPR-2011. As atividades terão início no mês de maio. Os cursos oferecidos são: “Formação Político-Sindical Educacional” e “Gênero, Etnia e Diversidade Sexual”. Para maiores informações ligue:

3023-3649
APP - Metropolitano Norte

Metronorte visita Colégio Estadual Helena Kolody

Terça-feira, 26 de abril: a Metronorte visitou no período da tarde o Colégio Estadual Helena Kolody localizado na Rua Maria Izabel Tosin, 181 – Jardim Monza  pertencente ao município de Colombo.   
O núcleo sindical apresentou seu blog e twitter e convidou os educadores a conhecer o trabalho que vem sendo feito pela Metronorte.
Na ocasião foi apresentada a proposta da SEED para a equiparação e a implementação do Piso Nacional. Foi destacado a importância das mobilizações para obter uma maior atenção do governo estadual no tangente a educação pública do Paraná, Alguns educadores lembraram do período Lerner que foi extremamente nociva a educação em contraposição aos avanços obtidos pela categoria através da APP-Sindicato no último período.  

Metronorte convida para Assembleia

Metronorte participa de Audiência pública

Terça-feira, 26 de abril: a Metronorte teve a honra de participar de audiência pública em  que foi debatido “Políticas Públicas e PEC da Juventude” por proposição do Deputado Professor Lemos, que foi realizado às 09 horas do dia 26 de abril de 2011, no Plenarinho da Assembléia Legislativa.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Governo apresenta proposta de equiparação


            Equiparação - Em relação ao pagamento da equiparação salarial, o governo confirmou a proposta de parcelamento da equiparação em quatro vezes. Segundo a proposta, a cada ano será pago o percentual de 6,4% para quitar a defasagem dos 25,97% necessários para equiparar os salários dos educadores a demais categorias do funcionalismo com habilitação de ensino superior.
Pela proposta a primeira parcela aconteceria no mês de outubro deste ano. Nesta seria descontado os 3% antecipados para a implantação do Piso Nacional.
Veja proposta do governo:
I) 6,5% para a reposição da inflação para todo o funcionalismo
2) 3% para a efetivação do Piso Nacional no Paraná
3) 25,97% em quatro parcelas anuais de 6,4% (deduzindo o índice do Piso Nacional)
A direção da APP-Sindicato ressaltou a importância de o governo cumprir a data base e de apresentar uma proposta concreta para a implementação do Piso Nacional e para a equiparação salarial. A direção da APP também afirmou que levará a proposta da equiparação para a análise da categoria.
Na próxima reunião com o governo será debatido a aplicação do índice da equiparação e o reconhecimento dos títulos de ensino superior e de pós-graduação na carreira dos funcionários.

Seed apresenta proposta para implementação do Piso

PSPN - A direção da APP-Sindicato e os integrantes da Secretaria Estadual de Educação (Seed)realizaram um longo debate sobre as implicações da decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à Lei do Piso do Magistério. Durante o debate, o secretário Flavio Arns assumiu o compromisso com o sindicato de implementar o valor do Piso Nacional aqui no estado, assim que haja a publicação do Acórdão da decisão do PSPN.
Segundo cálculos do sindicato, o índice necessário para que os professores do Paraná alcancem o valor do Piso Nacional instituído pelo MEC para este ano é de 9,51%. Hoje, o valor atualizado do piso é de R$1.87,97. No estado, mesmo com a reposição de 6,5%, ainda faltaria mais 3% para chegar ao PSPN. Por isso, na reunião, o governo se comprometeu em aplicar esta diferença na tabela salarial dos professores logo após publicação do Acórdão com a decisão do STF.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atividades realizadas pela Metronorte nesta semana

Sexta-feira, 15 de abril: a Metronorte esteve reunida com a Secretaria de Municipais da APP Estadual para analisar o PCCV de Bocaiúva do Sul;

Quinta-feira, 14 de abril: a Metronorte visitou o Colégio Estadual Prof. Daniel Rocha de Pinhais;

Quinta-feira, 14 de abril: a Metronorte visitou o Colégio Estadual Tenente Sprenger de Pinhais;

Quinta-feira, 14 de abril: a Metronorte visitou o Colégio Estadual Amyntas de Barros de Pinhais;

Quinta-feira, 14 de abril: a Metronorte participou de reunião realizada no CEEBJA Pinhais com diretores, professores e funcionários da rede Estadual de ensino do município de Pinhais;

Terça-feira, Feira, 12 de abril: a Metronorte visitou o Colégio Estadual Edimar Writht de Almirante Tamandaré;

Terça-feira, Feira, 12 de abril: a Metronorte visitou o Colégio Estadual Prof. Rosa Frederica Johnson de Almirante Tamandaré;

Terça-feira, Feira, 12 de abril: a Metronorte visitou o Colégio Estadual Pedro Piekas de Almirante Tamandaré;

Metronorte analisa PCCV de Bocaiúva

Sexta-feira, 15 de abril: a Metronorte em conjunto com a Secretaria dos Municipais da APP Estadual continuou com a análise do PCCV, (Plano de Cargos, Carreira e Vencimento) dos educadores do município de Bocaiúva do Sul.

Na reunião realizada na Secretaria de Municipais, em que estavam presentes Augusto e José Carlos representando a APP Estadual e a presidenta Vilma Costa e o diretor de Imprensa Ricardo Veiga do Núcleo Sindical da Metropolitana Norte de Curitiba foi definida como método de trabalho:

  • Na segunda-feira, 18 de abril: reunião com o Executivo municipal para apresentar o método de trabalho da APP-Sindicato na análise PCCV;
  • Na quarta-feira, 20 de abril: reunião com o Legislativo municipal para apresentar o método de trabalho da APP-Sindicato na análise PCCV;
  • Na quarta-feira, 20 de abril: a presidenta da Metronorte Vilma Costa destacou a necessidade de chamada uma assembléia com a categoria para debater o PCCV no mesmo dia da reunião com o Legislativo municipal.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eva fala sobre a força da APP

Santão fala para diretores de Pinhais

José Ricardo debate educação com diretores de Pinhais

Metronorte visita colégio Edimar Wright de Almirante Tamandaré

No dia 14 de abril a Metronorte visitou no período da tarde o Colégio Estadual Edimar Wright localizado na Rua João Antunes de Lara e ao bairro Cachoeira pertencente ao município de Almirante Tamandaré.



Os educadores foram convidados a acompanhar o trabalho da Metronorte através do blog: appmetronorte.blogspot.com e do twitter.com/appmetronorte.



Vários assuntos foram debatidos com os educadores alguns pontos da pauta de reivindicação, a campanha salarial, o piso nacional, os problemas do SAS, os problemas decorridos do cargo de 40horas.


Juvenal Honório falou aos educadores da instituição de ensino “APP não é uma diretoria, a APP somos todos nós sindicalizados”, destacando a importância da sindicalização.
No dia 14 de abril a Metronorte visitou no período da tarde o Colégio Estadual Amyntas de Barros localizado na Rua Salgado Filho e a Vila Esplanada pertencente ao município de Pinhais. A visita foi para entregar o material da campanha salarial, divulgar o campeonato de futebol promovido pela APP. A Metronorte retornará a escola em maio para conversar com os professores e funcionários.
No dia 14 de abril a Metronorte visitou no período da tarde o Colégio Estadual Tenente Sprenger localizado na Rua Isaac Victor Pereira e ao bairro Atuba pertencente ao município de Pinhais. A visita foi para entregar o material da campanha salarial, divulgar o campeonato de futebol promovido pela APP, na ocasião funcionárias da secretaria sugeriram que numa próxima vez o campeonato fosse estendido para a participação das mulheres. Dia 06 de maio a Metronorte retornará a escola para conversar com os professores e funcionários.

Metronorte visita o Colégio Daniel Rocha de Pinhais

da esquerda para a direita: Veiga diretor de imprensa, Argeniro Garcia prof. do colégio Daniel Rocha e Juvenal diretor de aposentados da Metronorte.

No dia 14 de abril a Metronorte visitou no período da tarde o Colégio Estadual Prof. Daniel Rocha localizado na Rua Natal Fabri pertencente ao município de Pinhais.


O núcleo sindical apresentou seu blog e twitter e convidou os educadores a conhecer o trabalho que vem sendo feito pela Metronorte.


Na ocasião foi discutida a campanha salarial, o piso nacional, a nomeação dos agentes educacionais I e II, alguns pontos da pauta de reivindicação, os muitos problemas existentes no SAS e necessidade de criação de um novo sistema de saúde para os servidores do Paraná. Juvenal Honório falou sobre o campeonato de futebol promovido pela APP e da importância da sindicalização no fortalecimento da APP na luta por melhores condições de trabalho da categoria.

Metronorte debate com educadores de Pinhais

da esquerda para a direita: Luciano funcionário da Metronorte, Santos Portes diretor de Sindicalização e Ricado Veiga diretor de Imprensa e Divulgação.

APP Metronorte participa de reunião com diretores de Pinhais

No período da manhã desta quinta-feira, 14 de abril a Metronorte paticipou de uma reunião com os diretores, pedagogos, professores e funcionários das escolas estaduais do município de Pinhais. A reunião foi realizada no Ceebja Pinhais, localizado na Rua João Mendes Batista e a Vila Maria Antonieta.
O diretor de Imprensa fez um breve resumo do trabalho que vem sendo feito pela APP Metronorte, dentre os quais Ricardo Veiga destacou as visitas realizadas em escolas estaduais de Colombo e Almirante Tamandaré. A reunião com os educadores também serviu para a Metronorte apresentar seu Blog e a estratégia adotada pela APP de usar as redes sociais na divulgação de todas as atividades realizadas pelo sindicato. Foi pedido aos diretores para que liberasse o representante de escola, pois ele é a principal ligação entre a escola e a APP-Sindicato. José Ricardo diretor da APP-Estadual debateu diversos temas da nossa pauta dos quais merecem destaque: o cargo de 40 horas, o concurso público, a campanha salarial, o piso nacional, o porte de escola. Todos no evento destacaram os problemas do SAS e a necessidade de um novo sistema de saúde para o servidor público do estado do Paraná.
Da esquerda para direita: Carlinhos da APP Estadual, Luciano funcionário da Metronorte, Santos Portes diretor de Sindicalização.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Calendário de mobilização

Calendário de mobilização aprovado em assembleia estadual dia 26 de março de 2011;
11 a 20 de abril: Plenárias regionais e Forum dos Servidores;
13 de abril: aula norma nas escolas;
25 a 29 de abril: 12° Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública - CNTE;
26 de abril: Debate nas Escolas sobre a campanha Salarial;
29 e 30 de abril: Plenária Estadual do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública;
1° de maio: Dia do Trabalhador;
11 de maio: Mobilização Nacional - CNTE

XII Semana Nacional em Defesa da Educação Pública


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Santos Portes Diretor sa Metronorte fala em mobilização


Sexta-feira, 08 de abril a Metronorte participou de mobilização dos servidores do Paraná para precionar o governo tucano a cumprir a lei da Data Base e remodelar o SAS. Santos Portes diretor de sindicalização fez uma fala para reforçar a necessidade de luta por melhores condições de trabalho da classe trabalhadora.

domingo, 10 de abril de 2011

Metronorte participa de curso de Formação

da esquerda para a direita: Lauro Ferrarini diretor de Formação Política Sindical e Juvenal Honório diretor de Aposentados;
Juvenal Honório e ...
Diretor de Aposentados Juvenal Honório

Metronorte participa de planejamento da APP

da esquerda para a direita: Ricardo Veiga diretor de Imprensa, Santos Portes diretor de Sindicalização e Lauro Ferrarini diretor de Formação Política Sindical;
A Presidenta da Metronorte Vilma Santos Costa e o diretor de imprensa Ricardo Veiga
Esteve prestigiando o evento promovido pela APP o deputado federal Dr. Rosinha

Santos Portes diretor de Sindicalização e Lauro Ferrarini diretor de Formação Política Sindical
Lauro Ferrarini diretor de Formação Política e Sindical

Memória e luta - Erros do PSS


Memória e luta: No dia 28 de janeiro a APP Metronorte participou de protestos contra erros do PSS, os protestos ocorreram no período da manhã en frente a SEED - Secretaria de Educação;


Na mobilização realizada pela APP-Sindicato contra os erros do PSS estiveram presentes os dirigentes Santos Portes de Sindicalização e Ricardo Veiga de Imprensa e Divulgação.
Esteve presente na mobilização contra os erros do PSS o Deputado estadual prof. LemosO governo tucano em nenhum momento admitiu que o sistema de inscrição apresentava erros, muitos professores experientes e com boa formação foram sumariamente excluídos do PSS, naquele mesmo dia a APP entrou com um mandato de segurança contra o processo seletivo. Devemos destacar que desde o princípio a APP tentou negociar a reclassificação dos educadores (pais e mães de família) que do amargaram um injusto desemprego.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Metronorte participa de mobilização

Esteve presente na mobilização dos servidores públicos do Paraná o Deputado estadual Professor Lemos O dirigente de sindicalização da Metronorte Santos Portes fez uma fala para os servidores presentes na mobilização.
A presidenta da APP Marlei Fernandes destacou a importância da mobilização dos servidores para precionar o governo tucano a cumprir a lei da Data Base e remodelar o SAS. O Deputado estadual Tadeu Veneri esteve presente.

da esquerda para a direita Ricardo Buch, Eduel Bandeira diretor de patrimônio da Metronorte
da esquerda para direita Santos Portes dirigente de sindicalização da Metronorte, Ricardo Veiga diretor de imprensa da Metronorte, Denizar funcionário do Colégio estadual Bandeirantes de Campina Grande do Sul e Deividi Ferris professor do Colégio Estadual Alberto Krause de Almirante Tamandaré.

Todos devemos ser contra qualquer tipo de censura

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.

Nosso norte é a educação




quinta-feira, 7 de abril de 2011

Metronorte visita Colégio Lacerda Braga

No dia 07 de abril a Metronorte esteve reunida com professores, pedagogos e funcionários no período da tarde e da noite o Colégio Estadual Lacerda Braga localizado na Avenida Marginal José de Anchieta e ao bairro Maracanã pertencente ao município de Colombo. Juvenal Honório falou sobre o histórico de conquistas da APP-Sindicato e destacou a importância da sindicalização no processo de lutas e conquista do nosso sindicato. O dirigente da Metronorte finalizou sua fala dizendo: "A APP não somos nós da diretoria, mas são todos os sindicalizados". Na ocasião muitos educadores manifestaram o desejo pela sindicalização.
Ricardo Veiga fez uma apresentação na qual foi destacada a importância dos representantes de escola, fez uma apresentação do blog e do twitter da Metronorte, da campanha salarial, da pauta de reivindicações e terminou fazendo um convite para os educadores que não tivessem aula no dia 08 de abril participarem da mobilização que tem como objetivo reivindicar a data base e um novo sistema de atendimento a saúde do servidor.